news

1666/2008

quinta

out.9

Redacção: Raquel Sofia, António Sousa, Raquel Silva, Ana Rita Madruga,  Isabel Santos e Falco Fernandes

 

 

 

Cinema

Turco

em Cena

 

Fatih Akin, realizador turco

do filme DO OUTRO LADO

 

Fatih Akin é um jovem realizador nascido em 1973 em Hamburgo, na Alemanha, filho de pais turcos, que estudou Comunicação Visual e em 1995 escreveu e realizou a sua primeira curta-metragem de ficção, SENSIN –YOU’RE THE ONE! que foi distinguida com o Prémio do Público no Festival Internacional de Curta-metragem de Hamburgo.

No ano seguinte, lançou WEED que foi distinguido com diversos prémios em festivas alemães e noutros países, tendo sido, para além de realizador, argumentista e actor em qualquer deles.

Estreou-se na longa-metragem em 1988, com SHORT SHARP SHOCK que recebeu o Leopardo de Bronze de Locarno e o Prémio do Cinema Bávaro para melhor jovem realizador, um filme em que voltou a acumular as três funções de argumentista, realizador e actor.

Com 11 filmes realizados e um em pós-produção, somou já um total de 15 prémios e outras 15 nomeações, o que não deixa de merecer atenção, num realizador tão jovem.

Esta semana e depois de sucessivos adiamentos, chega-nos o seu penúltimo filme, DO OUTRO LADO, lançado em 2007 e senhor de diversas distinções, no que constitui uma oportunidade rara de ver cinema turco e, mais do que isso, um excelente trabalho de Fatih Akin, a que teremos oportunidade de nos referirmos mais adiante, mas cuja chamada se atenção deixamos, desde já na abertura deste “Grande Écran”.

BOM CINEMA.

Falco Fernandes

(Plano de Abertura do Grande Écran 541 de 9 de Outubro)

 

 

 

 

BACK | EMAIL | HOME